Como criar um time perfeito no Cartola FC

Ninguém escala um time no Cartola FC sem acreditar que vai fazer uma boa pontuação. Toda vez que você escala seu time seja em seu computador ou celular, você sempre tem como objetivo tomar as melhores decisões para sua equipe. A grande rivalidade durante as disputas das ligas no Cartola FC, faz com que você use algumas horas do seu tempo procurando a melhor formação e os melhores jogadores para a rodada.
Cartola FC é um jogo que requer um pouco de sorte, mas isso não é o fator predominante para ganhar. Uma boa escalação é a chave para mitar na rodada, explicaremos alguns aspectos essenciais para você escalar uma grande equipe.

Vale a pena lembrar que uma boa pontuação você não precisa necessariamente pontuar alto, mas pontuar melhor do que seus concorrentes diretos. Sempre vamos ter durante a temporada rodadas de pontuações altas e baixas, é inevitável, tudo depende da regularidade dos jogadores. Alcançar os 100 pontos é ótimo, mas fazer 50 pontos em uma rodada em que a maioria dos Cartoleiros tiveram média de 40 pontos, também é ótimo considerando que seus adversários diretos estão dentro da média de 40 pontos.

Os pontos que se destacam neste artigo foram adquiridos ao longo das temporadas jogando Cartola FC. O futebol é imprevisível, por isso não existe uma Fórmula mágica que não esteja sujeita a erro. Esses pontos são procedimentos importantes e necessários para aqueles que querem formar boas equipes sem ter que apostar somente na sorte.

Vamos começar falando sobre três pontos importantes que são fundamentais para qualquer processo de construção de equipes, trata-se de uma pré-escalação. Antes mesmo da escolha definitiva de jogadores, vale a pena ter uma visão geral da rodada. O patrimônio disponível para a rodada e o potencial de um grupo de jogadores que estão no radar da rodada.

Visão geral da rodada

O primeiro passo antes de escalar seus jogadores é analisar todos os confrontos da rodada. Definir os favoritos nos confrontos da rodada de acordo com o momento de cada time, considerar as equipes mandantes da rodada, o fato de jogar em casa aumenta o desempenho de muitos jogadores dependendo da equipe e estar sempre atento a algum desfalque provável. A montagem da sua escalação tem que ser formada pelos melhores jogadores de equipes que tem grande probabilidade para vencer.

Patrimônio pequeno

Como ganhar cartoletas no Cartola FC
Como ganhar cartoletas no Cartola FC

O começo de temporada é a fase mais difícil, o orçamento pequeno não permite nenhum Cartoleiro formar grandes equipes nas primeiras rodadas. É recomendado sempre deixar de fora alguns nomes que geralmente estariam na sua equipe e sim ficaremos na dúvida com alguns jogadores escalados. Isso também acontece em rodadas onde a maioria dos jogadores têm um alto custo. É um problema que normalmente acaba quando atingimos entre 150 ou 160 cartoletas, mas este é um número estimado que varia de ano para ano, de acordo com o mercado e a valorização dos jogadores.
O importante é manter sempre uma média de patrimônio compatível ou acima da média dos Cartoleiros. Portanto, não há nenhum problema de não ter muitas cartoletas nas primeiras rodadas, já que esta é uma situação comum para todos. O verdadeiro problema é você não subir seu patrimônio e ser ultrapassado pela maioria dos seus concorrentes com o avanço do jogo, isso irá sufocar a escalação da sua equipe todas as rodadas.

Escolhas dos jogadores

Como criar um time no cartola
Como criar um time no cartola

Em Algum momento do Cartola FC você já teve muitos jogadores para escalar em uma mesma posição, e gastou boa parte do seu tempo pensando em quem você deve escalar e quem deve deixar de fora? Se você não passou por isso ainda, não se preocupe com certeza em algum momento da nova temporada em 2020 você vai se deparar com essa situação. É muito comum acontecer isso, porém existe um risco, porque o jogador que você deixar de fora pode ser o nome da rodada. Nesse momento vale um pouco de sorte, inevitavelmente, mas temos que fazer nossa parte e torcer pelos jogadores escalados.
Nesse caso, é importante estabelecer uma ordem de importância entre todos os jogadores que você acredita que têm um bom potencial para mitar na rodada. Você deve se basear nos confrontos, a média de pontos de cada jogador, a regularidade do jogador e, claro, em sua intuição. Um elemento muito importante a ser levado em conta, é a seqüência recente de pontos de cada jogador. Muitas vezes você está pensando em escalar um jogador que tem uma ótima média de pontos, porém ele não foi bem nas duas ou três últimas rodadas. Lembre-se, o futebol é o momento, é o agora!
Podemos falar agora sobre as questões específicas para cada posição da sua equipe, desde o goleiro até o técnico. Em vez disso, devemos enfatizar um ponto importante: você deve escalar seus jogadores pensando nos critérios de pontuação do Cartola FC, ou seja, jogadores que normalmente não deixam a deseja nos quesitos que valem pontuação. Afinal, passe certo não conta e desarme não vale como roubada de bola, drible é recurso apenas para os jogadores no Cartola FC não tem pontuação.

Goleiro

“Nome do artista/Shutterstock.com”

Essa é uma posição muito importante e pode ser a sua vantagem ou desvantagem na escalação, tem os dois lados da moeda. Se o goleiro escolhido não sofrer gol na rodada ele tem muitas chances de conseguir uma boa pontuação combinando os scouts de jogo sem sofrer gol com defesas difíceis, caso ele sofra gol na rodada é importante que ele faça defesas difíceis para que não tenha uma pontuação negativa na rodada. A grande maioria dos Cartoleiros prefere escalar goleiros com potencial de não sofrer gol na rodada, é nessa que você pode tirar vantagem e escalar um goleiro apostando em defesas difíceis e se diferenciar de todos. Geralmente os goleiros que atuam fora de casa são mais exigidos que goleiros mandantes, claro dependendo do confronto. O que costuma funcionar é escalar um goleiro de time grande que esteja em boa fase que vai enfrentar um adversário de menor expressão fora de casa, a probabilidade do time grande e em boa fase levar muitos gols é muito baixa e muitas vezes ele termina a partida sem sofrer gols. A equipe mandante de menor expressão deve ir para cima e tentar o gol e muitas vezes de forma desorganizada.

Por isso, é errado escolher o goleiro levando em conta somente a possibilidade de não sofrer gol? Para definir o seu goleiro você deve considerar todas as possibilidades da rodada, em certas rodadas pode ser que escalar seu goleiro pensando em não sofrer gol funcione, já em outros casos talvez você tenha que optar pelo goleiro com potencial para defesas difíceis. O recomendado é equilibra, escalar goleiros que mantenham o saldo de gol e façam defesas difíceis. Geralmente os goleiros que se destacam na rodada, conseguem boas pontuações através das defesas difíceis. 

Zagueiro

“Nome do artista/Shutterstock.com”

Os melhores zagueiros são aqueles com boas médias de roubada de bola, que é diferente de desarme. Porém, também é válido escalar zagueiros com potencial de não sofrer gol na rodada de acordo com o confronto, apesar de que sempre vai ter aquele risco de sofrer um gol improvável que pode acabar com a sua pontuação. O melhor seria escalar um zagueiro bom em roubada de bola e que também termine a rodada sem sofrer gol.  
Esteja atento aos zagueiros artilheiros, os zagueiros costumam participar ativamente das jogadas aéreas de ataque da equipe e alguns tende a se destacar. Quando faltar opções de zagueiros ladrões de bola na rodada, a saída pode ser escalar um zagueiro artilheiro que jogue em casa contra um time mais fraco, nesse tipo de confronto o zagueiro mandante pode se aventurar no ataque e ainda não sofrer gol.

Lateral

“Nome do artista/Shutterstock.com”

Geralmente, os jogadores que se destacam são os laterais mais ofensivos chamados “alas” porque eles estão sempre participando das jogadas de ataque da equipe. Essa posição oferece muitas chances de pontuação em três quesitos: saldo de gol, roubada de bola e assistência. O lateral ideal para escalar no Cartola FC e aquele que tende a se destacar nos últimos dois quesitos, principalmente quando ele joga em casa com ampla possibilidade de não sofrer gol. Todas as temporadas, temos pelo menos Três nomes mais versáteis e regulares com boa média de pontos.
Prefira os ladrões de bola e garçons, assim como escalar um zagueiro pensando na possibilidade de não sofrer gol também é arriscado escolher um lateral apostando que a equipe não vai levar gol.

Meia

“Nome do artista/Shutterstock.com”

Aqui temos duas opções para escolher, Os volantes que são jogadores de marcação e acabam se destacando nas roubadas de bola e os meias ofensivos que se destacam com assistências e gols. Nesta posição, o mais importante é a regularidade, ou seja, o ideal é escalar jogadores que mantenham a média de pontos durante a temporada. Não escale jogadores que costumam ter uma média de pontos baixa, a pontuação deles é sempre uma indecisão, não importa se for volante ou meia ofensivo sempre escale os mais eficientes. Um volante que mantém a regularidade durante a temporada é uma ótima opção quando temos confrontos mais pegados. Geralmente, os meias ofensivos tendem a ser mais marcados nesse tipo de confronto e dessa forma acabam aparecendo pouco no jogo, Sempre tem aquele risco de escalar um volante de marcação pela possibilidade de levar cartão, mas sempre vale a pena arriscar em um jogador que mantém a média de pontos e claro isso pode lhe render um ótimo desempenho na rodada.
Nos confrontos em que uma equipe tem grande favoritismo, atuando principalmente em casa contra um time mais fraco, procure apostar em meias ofensivos, porque eles têm grande possibilidade de contribuir com assistências e gols. Preste atenção nos falsos meias, eles aparecem no Cartola FC como meias, porém, eles acabam jogando como atacantes em seus respectivos times, eles são quase sempre ótimas opções para a rodada, claro não esqueça de analisar os confrontos desses jogadores e o potencial para a rodada.

Atacante

“Nome do artista/Shutterstock.com”

A maior parte da pontuação de sua equipe costuma vir desta posição, afinal de contas o gol é o maior scout do Cartola FC, valendo oito pontos. O momento é o fator principal para escolher seu atacante, Grandes atacantes também ficam muito tempo sem balançar as redes, por isso não insista em jogadores em momentos ruins.

Invista em atacantes que estão em boa fase, atacantes que marcam gols com maior frequência. Sempre é bom escalar atacantes que jogam em casa contra times mais fracos ou de menor expressão, esses jogadores tem grande possibilidade de marcar gols e pontuar bem na rodada. Em clássicos quando você escala atacantes, você corre um risco quase que eminente porque geralmente são esses jogadores que decidem, porém, é muito provável que eles não marquem mais que um gol ou até mesmo nem marquem. O recomendado é escalar um atacante de uma grande equipe e que vai atuar como mandante contra uma equipe mais fraca ou de menor expressão.

Técnico

“Nome do artista/Shutterstock.com”

A pontuação do técnico é uma pontuação média geral da pontuação dos jogadores da equipe que ele treina. Portanto, ao escolher o seu técnico, escolha o técnico da equipe que tem o maior favoritismo na rodada, para obter uma boa média.

Observações importantes:

Esquema Tático

“Nome do artista/Shutterstock.com”

No Cartola FC temos a possibilidade de escolher diferentes tipos de esquemas táticos para a montagem da equipe e também podemos altera-lo antes do fechamento do mercado. A definição do esquema tático vai depender das opções do mercado em cada rodada e definir a melhor estratégia fica por sua conta.

Em uma rodada com poucas opções para a lateral, você pode optar por um esquema apenas com zagueiros como defensores, como um 3-5-2 ou 3-4-3.

O esquema tático mais escolhido pelos Cartoleiros é o clássico 4-3-3, porém, sempre é bom analisar rodada a rodada. Uma boa escolha de esquema tático pode te diferenciar dos outros no quesito pontuação, é obvio que com três atacantes você tem mais força ofensiva e consequentemente você vai ter mais chances de gol, pois é a posição que mais marca gol.

Média de pontos

A regularidade de um jogador pode ser indicada através da sua média de pontos, os jogadores com os maiores médias de pontos são os que normalmente pontuam bem com mais frequência, portanto, são mais confiáveis na hora de escalar sua equipe. Em qualquer posição de sua equipe, não se esqueça de consultar a média de pontos do jogador antes de definir quem vai escalar.

Inventar

O Cartola FC ao contrário do prêmio Nobel não costuma premiar inventores, por isso não escale jogadores irregulares e que não costumam manter boa média de pontos, não atire no escuro. Aquele seu pressentimento com um jogador irregular e sem potencial pode lhe render um bom prejuízo, não faça isso, acredite nas estatísticas.

Aposta

Uma boa aposta é sempre válida e pode ser a sua vantagem, o que é bem diferente de inventar. Corra daquela mesma escalação de sempre e aposte em jogadores que estão fora do radar da grande maioria, porém, escale jogadores que tenham bom potencial para a rodada na sua visão. Tenha moderação em suas apostas e escale no máximo duas possíveis apostas para a rodada, o restante do time deve ser mesclado entre alguns jogadores unanimes e outros favoritos para a rodada.

Essas foram as nossas dicas Cartoleiros !!!

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que possamos crescer e escrever cada vez mais artigos de dicas para vocês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui