Aprenda neste artigo 5 dicas para mandar bem no Cartola FC

Quando se trata de cartola, até mesmo os jogadores menos competitivos, querem obter uma boa pontuação nas rodadas. É nesse momento que surgem inúmeras técnicas e estratégias para mandar bem e atingir uma pontuação alta. 

Além de querer ter uma boa pontuação no cartola e fazer mais pontos que seus amigos nas rodadas, os prêmios por rodada ( na versão do cartola PRO) também são um belo incentivo para você querer mitar e obter uma alta pontuação. 

Antes de tudo, é imprescindível muita estratégia e conhecimento dos jogadores, times e técnicos. O primordial é entender o estilo dos times e jogadores, acompanhar os jogos e resultados, artilheiros, técnicos e claro o momento que cada time está passando no campeonato. 

Obter pontuação boa e ser um mito do cartola nunca foi fácil, pois o futebol é a paixão e objeto de estudo de muitos brasileiros. O futebol é algo muito conhecido no Brasil e um jogo relacionado ao futebol onde ganham aqueles que mais entendem do assunto não poderia ser fácil. 

O cartola também é um jogo de sorte, portanto você até pode pontuar bem em raras rodadas contando com a sorte, porém somente em rodadas isoladas. 

Portanto, se você quer mandar bem em todas as rodadas, siga as nossas 5 dicas para mandar bem no cartola abaixo.

Dica número 1: Não esqueça de escalar seu time

“Nome do artista/pexels.com”

Antes de mais nada, você deve sempre escalar seu time assim que abrir o mercado, pois dessa forma você consegue fazer mudanças com qualidade e sem pressa. Durante as rodadas é muito comum ter jogadores que se lesionam ou que vão ficar no banco de reservas na próxima rodada, e se você escalar um jogador que não jogue a rodada, consequentemente aquele jogador não irá pontuar e você sairá no prejuízo. 

BÔNUS

Dê uma última olhada na sua escalação uma hora antes de fechar o mercado para ver se está tudo certo, e evite erros desnecessários que possam prejudicar sua pontuação na rodada. 

Dica número 2: Não seja clubista

“Nome do artista/pexels.com”

Apesar de amar seu time do coração, esse é o momento de agir com a razão e não com o coração. Por mais que você queira que os jogadores do seu time se saiam bem nas rodadas, não é bem assim que acontece sempre. 

O ideal é sempre avaliar os jogadores de cada time individualmente, para saber a probabilidade de sucesso de cada um. Esqueça seu time querido e foque nos jogadores que provavelmente vão se sair bem em cada rodada. 

BÔNUS

Além da avaliação individual dos jogadores, faça uma avaliação do time que os jogadores irão enfrentar como adversários, por exemplo: se um atacante “X” for muito bom, mas a zaga do time adversário também for muito boa, aposte na sua percepção para avaliar se deve mesmo escalar aquele jogador para a rodada. 

Dica número 3: Fique de olho nas atualizações

“Nome do artista/pexels.com”

Assim que o mercado abrir, fique de olho nas atualizações da rodada. A cada rodada o aplicativo do cartola avisa quais jogadores não irão jogar, quais jogadores estão lesionados etc. 

É importante olhar algumas vezes o mercado para averiguar se teve alguma atualização nos jogadores que vão jogar a rodada. O mercado fica aberto em média de 2 á 3 dias, portanto procure olhar todos os dias se teve alguma atualização. 

BÔNUS

Os jogadores com a borda de cor vermelha indica que não vão jogar a rodada, já os jogadores com a borda na cor verde indica que vão jogar a rodada, podendo ser atualizados a qualquer momento antes do fechamento do mercado. 

Dica número 4: Priorize os esquemas táticos 4-3-3 e 3-4-3

“Nome do artista/pexels.com”

Existem 7 esquemas táticos possíveis para serem escolhidos no cartola, então porque priorizar somente 2 de 7 esquemas disponíveis ?

No esquema tático 4-3-3, você tem 2 zagueiros, 2 laterais, 3 meias e 3 atacantes. Uma vez que a maior pontuação do cartola é quando se faz o gol, um esquema tático com 3 atacantes, tem muito mais probabilidade de mitar na rodada se 1, 2 ou os 3 atacantes fizerem um gol naquela rodada.

Já o 3-4-3, você  tem 3 zagueiros, 4 meias e 3 atacantes. Você deve utilizar esse esquema quando se tem 3 atacantes com potencial para pontuar bem, mas não tem laterais com potencial para ir bem na rodada, portanto o 3-4-3 vem para cobrir essa falta de bons laterais para a rodada. 

BÔNUS

O esquema tático 4-4-2 também é uma boa opção quando não se tem mais de 2 atacantes com probabilidade de mitar na rodada. 

Dica número 5: Aumente seu patrimônio

“Nome do artista/pixabay.com”

Para conseguir ir bem nas rodadas, você precisa ter um bom patrimônio para escalar um bom time (que não sai barato). Mas como aumentar seu patrimônio? 

A partir da 3º rodada escale jogadores desvalorizados, ou seja, os jogadores que não foram muito bem nas rodadas anteriores, pois como esses mesmos jogadores foram desvalorizados na última rodada, as chances desse jogador valorizar na próxima rodada e você pontuar bem é muito grande. 

BÔNUS

Nas duas primeiras rodadas, escale jogadores com valor baixo (de 0 á 10 cartoletas no máximo), porém com potencial para pontuar bem, pois esses jogadores tem grande chances de valorizar nas próximas rodadas. 

Quer aprender mais sobre o Cartola FC ? leia nosso artigo 10 dicas básicas para se tornar um monstro no Cartola FC e saiba como ser diferenciado dos seus amigos e mitar muito no Cartola.

Essas são as 5 dicas para mandar bem e mitar no Cartola FC, escale seu time com muito cuidado e atenção a cada rodada, pois 1 ponto pode fazer a diferença lá na frente.

Siga todas as dicas e seja um mito do Cartola FC em todas as rodadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui